Siga-nos em nossas redes:

Entendendo o pH da pele

pH da pele
O papel mais importante que a pele desempenha é o de barreira protetora entre o nosso corpo e o mundo exterior, e o pH da pele é um dos seus principais mecanismos de proteção. O pH da nossa pele é constantemente desafiado por agressores externos, como poluição, mudanças de temperatura e produtos químicos agressivos. Produtos específicos e de boa qualidade ajudam a manter o pH do tecido ideal, apoiam e restauram as suas defesas naturais. Isto torna-o mais resiliente, menos sensível e mais capaz de realizar o seu trabalho vital de nos proteger.

Qual é o pH da pele?

O pH ideal da nossa pele está entre 4,7 e 5,75.

Um pH de 7 (o da água pura) é considerado neutro.  Qualquer coisa abaixo disso é ácida e acima é alcalina, então o pH natural da pele é levemente ácido.

Este pH levemente ácido é criado pelo manto ácido da pele , a parte aquosa do filme hidrolipídico que protege as camadas externas da pele.

O pH da pele varia ligeiramente de acordo com o sexo e a localização da região. Também flutua em diferentes fases da vida.

Por que o pH da pele é importante?

O pH desempenha um papel importante na condição da pele. O manto ácido é fundamental para a nossa barreira protetora. Neutraliza agressores de base alcalina (como surfactantes agressivos), inibe o crescimento de bactérias e restaura e mantém o ambiente ácido ideal no qual a flora natural da pele pode prosperar.

Se o pH subir para a faixa alcalina, o seu equilíbrio natural é perturbado. Os lipídios epidérmicos essenciais não podem ser sintetizados e a pele perde água e resseca.

Nesta condição, a camada externa da pele (ou epiderme ) fica impossibilitada de funcionar como barreira protetora .

Quando a função de barreira da pele está comprometida, ela fica menos resiliente e mais sensível aos fatores ambientais.

Alterações como ressecamento, pele sensível ou hipersensível são comuns em ambientes com pH alterado.

A pele ainda fica propensa a infecções, doenças como Dermatite Atópica e condições como Rosácea.

No Curso de Cosmiatria aplicada a Corneoterapia estudamos como esta ligação pode impactar nos tratamentos estéticos. A Corneoterapia é uma abordagem de presente que busca tratar o paciente de forma integral para conseguir resultados ainda mais potencializados.

Compartilhe esse case:

Veja outras notícias:

No mundo acelerado e conectado em que vivemos, a busca por beleza vai além de simples dietas e rotinas de exercícios. Estamos testemunhando uma mudança de paradigma em direção a uma abordagem holística da saúde, englobando o bem-estar físico, mental e espiritual. Esse fenômeno é a base do conceito emergente de "Estética do Estilo de Vida" ou, como é conhecido, "Wellness Beauty".
Em um mundo onde a busca pelo bem-estar atinge novos patamares, os consumidores estão direcionando seu olhar para o próximo horizonte do cuidado pessoal: a "beleza mente-corpo".
Siga-nos em nossas redes: