Um órgão dinâmico e em constante mudança, a pele consiste em três camadas principais: a epiderme, a derme e a Hipoderme, ou tecido subcutâneo. Cada uma das quais é composta por várias subcamadas como folículos e glândulas sebáceas e sudoríparas que também desempenham vários papéis em sua função geral.
Epiderme
Sendo a camada mais externa que vemos e tocamos, a epiderme nos protege de toxinas, bactérias e perda de líquidos. Consiste em 5 subcamadas de células de queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção à superfície da pele. À medida que o fazem, amadurecem e passam por uma série de mudanças. É este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), que diferencia cada uma das subcamadas.
-
Camada basal (ou estrato basal): A camada mais interna onde as células dos queratinócitos são produzidas.
-
Camada espinhosa (ou estrato espinhoso): Os queratinócitos produzem queratina (fibras proteicas) e tornam-se fusiformes.
-
Camada granular (estrato granuloso): começa a queratinização - as células produzem grânulos duros e, à medida que sobem, estes grânulos transformam-se em queratina e lípidos epidérmicos.
-
Estrato lúcido: As células são fortemente comprimidas, achatadas e indistinguíveis umas das outras.
-
Camada córnea (ou estrato córneo): A camada mais externa da epiderme formada pelos corneócitos. Células que formam uma barreira insolúvel chamada envelope cornificado.
Esta camada, estrato córneo, ajuda a impedir a penetração de microrganismos, agentes alérgenos e irritantes, além de diminuir a desidratação dos tecidos subjacentes e fornece uma proteção mecânica contra abrasão.
Uma barreira da pele saudável e funcional fornece proteção geral contra desidratação e a penetração de microrganismos, alérgenos, agentes irritantes e radiação. Os efeitos a longo prazo do tratamento corneoterapêutico com os produtos adequados para os cuidados da pele resultam em uma barreira cutânea saudável, sem efeitos colaterais.
A parte aquosa deste filme, conhecida como manto ácido protetor, contém:
-
Ácido láctico e vários aminoácidos do suor.
-
Ácidos graxos livres do sebo.
-
Aminoácidos, ácido pirrolidina carboxílico e outros fatores hidratantes naturais (NMFs) que são principalmente subprodutos do processo de queratinização.
Dentro da camada córnea, as células são unidas por lipídios, essenciais para manter a pele saudável.
Este manto ácido protetor confere à pele saudável um pH ligeiramente ácido entre 5,4 e 5,9. O ambiente ideal para:
-
Microorganismos amigos da pele (a microbiota) prosperem e microorganismos nocivos sejam destruídos.
-
A formação de lipídios epidérmicos.
-
As enzimas que impulsionam o processo de descamação.
-
A camada córnea para poder se reparar quando danificada.
Na maior parte do corpo, a epiderme tem apenas cerca de 0,1 mm no total, embora seja consideravelmente mais fina na pele ao redor dos olhos (0,05 mm) e consideravelmente mais espessa (entre 1 e 5 mm) nas solas dos pés.
Derme (ou cório)
A derme é a camada intermediária espessa, elástica, mas firme da pele, composta por 2 subcamadas:
-
A camada inferior (ou estrato reticular): uma área profunda e espessa, que forma uma borda fluida com o subcutâneo.
-
A camada superior (ou estrato papilar): forma uma borda definida e ondulada com a epiderme
Os principais componentes estruturais da derme são o colágeno e a elastina, tecidos conjuntivos, que conferem força e flexibilidade e são os componentes vitais de uma pele saudável e com aparência jovem. Estas fibras estão incorporadas numa substância gelatinosa (contendo ácido hialurónico), que tem uma elevada capacidade de retenção de água e ajuda a manter o volume da nossa pele. O estilo de vida e fatores externos, como o sol e as mudanças de temperatura, têm impacto nos níveis de colágeno e elastina e na estrutura da substância circundante. À medida que envelhecemos, a nossa produção natural de colagénio e elastina diminui e a capacidade da pele de se reter água diminui. A pele fica menos tonificada e aparecem rugas .
A derme desempenha um papel fundamental na proteção do corpo contra influências externas e irritantes, bem como na alimentação das camadas mais externas da pele por dentro:
-
Sua textura espessa e firme ajuda a amortecer golpes externos e, quando ocorre dano, contém tecidos conjuntivos como fibroblastos e mastócitos que curam feridas.
-
É rico em vasos sanguíneos que nutrem a epiderme enquanto removem resíduos.
-
As glândulas sebáceas (que fornecem sebo ou óleo para a superfície da pele) e as glândulas sudoríparas (que fornecem água e ácido láctico para a superfície da pele) estão ambas localizadas na derme. Esses fluidos se combinam para formar o filme hidrolipídico.
A derme também abriga:
-
Vasos linfáticos.
-
Receptores sensoriais.
-
Raízes do cabelo: a extremidade bulbosa da haste do cabelo onde o cabelo se desenvolve.
Hipoderme (ou tecido subcutâneo)
O tecido subcutâneo protege e isola o corpo e abriga células de gordura, fibras de colágeno e vasos sanguíneos. A camada mais interna da nossa pele armazena energia enquanto preenche e isola o corpo. É composto principalmente por:
-
Células de gordura (adipócitos): agrupadas em grupos semelhantes a almofadas.
-
Fibras especiais de colágeno (chamadas septos ou limites de tecido): tecidos conjuntivos frouxos e esponjosos que mantêm as células adiposas unidas.
-
Vasos sanguíneos .
O número de células adiposas contidas no tecido subcutâneo difere em diferentes partes do corpo . Além disso, a distribuição das células adiposas também difere entre homens e mulheres , assim como a estrutura de outras partes da pele.
No Curso de Cosmiatria aplicada a Corneoterapia estudamos as camadas e estruturas da pele, para melhor entender suas funcionalidades. A Corneoterapia é uma abordagem de presente que busca tratar o paciente de forma integral para conseguir resultados ainda mais potencializados.